terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ética

Ètica
Estamos vivendo hoje uma crise de ética e isto compromete muito o nosso dia a dia. Nesta coluna vamos apresentar o primeiro caso sobre ética simples, aquela que Você pelo seu conhecimento, por sua educação, por sua consciência vai analisar e decidir o que faria se fosse com você. Este exercício é importante porque nos ajuda, nos treina para as nossas decisões diárias, no trabalho, no lar, em sociedade, nos relacionamentos e na educação dos filhos.
Antes vamos lembrar o que é ética.     ÉTICA, segundo o Dicionário Aurélio B.H., é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.  Ou seja, ética é a prática dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana do ponto de vista do bem e do mal, do certo e do errado.
A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas é difícil de explicar. Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: conduta, ou relativo aos costumes.  Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras próximas. A ética tem sido considerada como a ciência da conduta, da boa conduta, para que todos vivam bem em harmonia e respeito uns para com ou outros. Enfim é algo que todos precisam ter, alguns dizem que têm, poucos levam a sério e cumprem à risca...
Os casos que apresentarei foram retirados do noticiário, de fatos ocorridos, alguns por nós presenciados( no ambiente de trabalho:Hospital,UBS,Escola e outros que recebi de alunos, e da  Internet. Apresentarei o caso deixando vocês responderem .
O QUE VOCÊ FARIA?      
Caso 1
Marcas de batom no banheiro...
 Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada:
 Uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de baton. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Avisos foram colocados pedindo para as meninas não deixarem marcas no espelho, mas não adiantou, as marcas de batom reapareceram.
O diretor então juntou o grupo de meninas, explicou pacientemente que era complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma  palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram.
No outro dia o diretor reuniu as meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um  pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.  
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Responda: Se você fosse o diretor da escola procederia de modo diferente? Se você fosse uma das garotas procuraria influenciar o procedimento do grupo? Este caso reflete a educação recebida em casa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário